Por que o nome Miguilim?
Miguilim é um dos personagens do livro “Manuelzão e Miguilim”, um dos clássicos romances da literatura brasileira cujo autor é João Guimarães Rosa. O nome foi escolhido com vistas a acompanhar a tendência internacional de nomear diretórios e serviços de informação homenageando obras da literatura do país em que o sistema foi desenvolvido.
Além do mais, a escolha do nome se deu pelo fato do Miguilim ter sido criado em conjunto com outro serviço do Ibict, o Manuelzão - Portal brasileiro para as revistas científicas. Deste modo, Manuelzão e Miguilim representam duas importantes ações do Ibict em prol das revistas científicas brasileiras, cada qual com suas particularidades.
Como criar um login?
O primeiro passo para fazer parte do Miguilim é criar login da revista científica ou do portal de revistas que queira cadastrar. Aconselha-se que o e-mail utilizado para a criação do login seja o e-mail institucional da revista científica ou do portal de revistas. Deve-se evitar o uso de e-mails pessoais dos gestores, tendo em vista que a mudança dos responsáveis pode acarretar a perda do acesso.
Para criar o login, o responsável deve acessar a aba “Login”, clicar no link “Usuário novo? Clique aqui para se registrar”, informar o e-mail institucional no campo “Endereço de e-mail” e clicar em “Registrar”. Ao efetuar estes passos, o responsável receberá um e-mail com um link para que faça o registro das informações e crie uma senha para o cadastro. Feito isso, o responsável deverá clicar em “Completar o registro”. A partir de então o login terá sido criado, o que permite acesso interno ao Miguilim via aba “Login”, onde os cadastros de revistas científicas e portais de revistas podem ser realizados.
Como cadastrar uma revista científica ou portal de revistas?
Assegurando-se que a revista científica ou o portal de revistas não estão registrados no Miguilim, basta fazer o login pela aba “Login” e clicar no botão “Iniciar um novo depósito”. Em seguida deve-se escolher uma das duas coleções do Miguilim: “Revistas científicas” ou “Portais de revistas”. Escolhida a coleção o usuário terá acesso ao formulário de cadastro, momento em que deve iniciar a descrição do registro por meio do preenchimento dos campos de acordo com as instruções indicadas. Após o preenchimento dos campos, o cadastro ficará pendente de aceite por parte da equipe gestora do Miguilim, cabendo a ela a verificação dos dados e posterior aprovação. Assim que a equipe gestora realizar o aceite do cadastro, um e-mail com o link do registro finalizado será encaminhado ao responsável.
Quais são os critérios básicos para cadastro?
Para que uma revista científica seja aceita no Miguilim ela deverá cumprir os seguintes requisitos mínimos:
- Ter registro de ISSN para o suporte eletrônico;
- Ter o Brasil como país de publicação na rede ISSN;
- Ser eletrônica e estar disponível online;
- Manter conexão permanente e estável com a internet;
- Ser de caráter acadêmico-científico, levando em consideração os seguintes requisitos:
- Publicar artigos originais e que tenham sido previamente submetidos à revisão por pares;
- Ter corpo editorial composto por pesquisadores especialistas na área de atuação da revista.
O Miguilim também aceita o cadastro de portais de revistas, os quais devem ser integrados por revistas científicas que cumpram os requisitos indicados acima.
Qualquer revista pode ser cadastrada?
Cumprindo os critérios básicos para registro, qualquer revista científica pode ser cadastrada. No entanto, todos os cadastros estão sujeitos à revisão pela equipe do Diretório antes de serem aprovados. Além de verificar o cumprimento dos critérios básicos, a revisão tem o objetivo de avaliar se os dados foram preenchidos de acordo com as instruções indicadas em cada campo e se as informações fornecidas condizem com o que se indica na página da revista.
Quem pode atualizar o cadastro de revistas e portais de revistas?
Para atualizar o cadastro de uma revista ou portal de revistas é necessário que o usuário tenha acesso autorizado para realizar tal ação. As revistas e portais de revistas que foram cadastrados pelos próprios responsáveis já possuem essa autorização. Para verificar se possui essa autorização, faça Login no Miguilim, entre em “Meu espaço” e clique na aba “Ver depósito (s) aceito (s)”. As revistas e portais de revistas listados nessa seção estão vinculadas a esse login e podem ser atualizados. As revistas e portais de revistas que foram pré-cadastrados no Miguilim precisam solicitar a autorização para atualização.
Como solicitar permissão para atualizar revistas ou portais de revistas?
Caso o usuário localize um registro de sua responsabilidade já registrada no Miguilim e deseje fazer alterações no mesmo, primeiramente ele deve solicitar permissão para a atualização do registro. Para esta solicitação, o usuário deve acessar a página do registro e clicar na aba "Solicitar edição de registro", quando terá acesso ao “Formulário de solicitação de edição de registros”. A partir disso, deverá preencher os campos de acordo com as instruções indicadas e clicar em “Enviar”. Os dados informados serão verificados pela Equipe Miguilim no site da revista ou do portal de revistas, que concederá ou não as permissões de atualização. As informações fornecidas no formulário deverão ser as mesmas que constam no site indicado, caso contrário não será possível conceder as autorizações. O endereço de e-mail informado deverá ser o mesmo utilizado para realizar o login no Miguilim, já que a permissão vai ser dada para este login. Assim que o formulário for enviado a Equipe Miguilim será notificada e irá proceder com os ajustes para a concessão das permissões de atualização. Realizados os procedimentos, a Equipe Miguilim entrará em contato com a revista indicando que esta possui as autorizações necessárias para a atualização do registro.
Como atualizar o cadastro de uma revista ou portal de revistas?
Para a atualização dos dados, o usuário, logado no Miguilim, deverá dirigir-se ao registro da revista ou portal de revistas e clicar no botão "Editar", que se encontra no quadro "Ferramentas do administrador". Ao clicar em "Editar" o usuário terá acesso ao formulário de edição, onde poderá alterar todos os campos que forem necessários. Os campos devem ser preenchidos de acordo com as instruções indicadas. Ao final do preenchimento deve-se clicar em "Atualizar". A atualização do registro ficará pendente de aceite. cabendo à equipe gestora posterior verificação e homologação dos dados indicados. Enquanto as atualizações não forem homologadas pela equipe gestora, aparecerá a seguinte mensagem na página do registro: “Depósito em processo de revisão”.
Porque é importante cadastrar uma revista no Miguilim?
O Miguilim foi criado com o intuito de agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontravam dispersas em diferentes plataformas. O diretório reúne em sua base de dados o cadastro de informações essenciais das políticas editoriais de milhares de revistas científicas brasileiras, tendo como objetivos básicos:
- Facilitar o acesso ao conjunto das revistas científicas editadas e publicadas no Brasil;
- Dar visibilidade às revistas científicas brasileiras com intuito de aumentar o impacto da sua produção no cenário internacional;
- Explicitar aspectos da política editorial com vistas a transparência dos processos editoriais empreendidos pelas revistas;
- Disseminar boas práticas editoriais aos editores científicos;
- Promover a transparência necessária à avaliação da qualidade editorial das revistas;
- Instruir editores científicos em relação aos critérios de avaliação requeridos por serviços de informação científica, nacionais e internacionais;
- Incentivar pesquisas no âmbito da Comunicação Científica e da Ciência da informação sobre os mais variados temas que possam ser extraídos dos dados disponíveis no Miguilim;
- Servir como porta de entrada para outros produtos do Ibict que fazem o cadastro de revistas científicas, como Diadorim, Oasisbr, Latindex e Emeri;
- Evitar o retrabalho dos editores responsáveis no preenchimento dos dados das revistas em diversas instâncias e promover a padronização e a consistência desses dados nas diversas plataformas;
- Fomentar ações práticas relacionadas aos Movimentos de Ciência Aberta e de Acesso Aberto à informação científica.
Em última análise, o Miguilim busca o aumento da qualidade editorial das revistas científicas brasileiras, a internacionalização da ciência brasileira e a democratização do acesso ao conhecimento científico.
Revistas que não são publicadas no Brasil também podem ser cadastradas?
Não, o Miguilim engloba somente as revistas científicas criadas e editadas no Brasil. Revistas estrangeiras podem ser registradas em outros diretórios, índices e bases de dados com objetivos similares.
Como foram definidos os campos de descrição de revistas do Miguilim?
O padrão de metadados original do Miguilim foi definido a partir de estudos feitos por sua equipe gestora com cerca de oito plataformas de acesso aberto que possuem o cadastro de revistas científicas, sendo elas: Diadorim, Latindex, DOAJ, Portal ISSN, Wikidata, Google Scholar Metrics, Sumários e a base do antigo e já desativado Portal de periódicos SEER. Desse modo, foi possível verificar quais as informações das revistas mais são cobradas e reuni-las em um único serviço.
Buscando descrever aspectos essenciais da política editorial das revistas, campos adicionais foram criados com base em alguns critérios de avaliação de grandes diretórios e indexadores e avaliadores nacionais e internacionais como Latindex, Scielo, DOAJ, Redalyc, Web of Science, Scopus e Qualis Capes. Ao final chegou-se à relação de 67 campos descritivos, que incluem dados cadastrais/de identificação e sobre a política editorial das revistas.
De onde vieram as informações dos primeiros registros do Miguilim?
O Miguilim foi lançado com mais de 5.000 registros de revistas científicas e 260 portais de revistas já cadastrados no diretório. Em relação às revistas científicas, os dados são provenientes de informações declaradas nas plataformas: Diadorim, Latindex, DOAJ, Portal ISSN, Wikidata, Google Scholar Metrics, Sumário e a base do antigo e já desativado Portal de periódicos SEER. Estes dados foram coletados dessas bases, passaram por curadoria e então importados ao Miguilim. Em relação aos portais de revistas, estes foram mapeados pela equipe gestora e preenchidos manualmente.
Em qual software foi desenvolvido o Miguilim?
O Miguilim foi desenvolvido na versão 6.3 do software DSpace. O Dspace é um software de código aberto desenvolvido pela Massachusetts Institute of Technology (MIT).
A administração dos conteúdos descritos e depositados no Dspace segue estrutura de relação hierárquica. O Dspace se organiza em três instâncias. Do mais específico ao mais abrangente, tem-se: os “Itens” que são subordinados às "Coleções" e que, por sua vez, são subordinadas as “Comunidades”. Por ser de administração centralizada o Miguilim possui apenas uma Comunidade, denominada “Miguilim”. Subordinadas a esta Comunidade figuram as coleções “Portais de revistas” e “Revistas científicas”, que abrigam os cadastros dos respectivos Itens de determinados portais de revistas e revistas científicas.
O DSpace permite um fluxo de depósito em que os próprios editores das revistas e os administradores dos portais de revistas podem realizar o cadastro dos itens pelos quais são responsáveis e os administradores do Miguilim, posteriormente, revisam o cadastro antes de aceitá-lo e torná-lo público.
Como funciona o formulário de atualização do Miguilim?
Uma das funções prioritárias do Miguilim é manter atualizadas as informações das revistas e dos portais de revistas que o compõe. Sendo assim, identificou-se a necessidade de criar um formulário em que os próprios editores científicos e gestores de portais de revistas possam atualizar os dados das revistas que editam e dos portais que administram.
Dessa forma, foram feitas modificações nas configurações do formulário de atualização do software DSpace, de modo que os próprios editores e gestores consigam fazer as atualizações necessárias.
Os dados atualizados ficam pendentes de aceite, cabendo à equipe gestora posterior verificação dos dados informados e realização de correções, se necessário…
O que é o Termômetro de Acesso Aberto e de Ciência Aberta?
O termômetro de Acesso Aberto e de Ciência Aberta tem como objetivo identificar o alinhamento das revistas científicas brasileiras cadastradas no Miguilim aos Movimentos de Acesso Aberto e de Ciência Aberta. Para medir esse alinhamento o termômetro utiliza como parâmetro as respostas dadas pelo editor da revista a uma série de metadados, sendo possível criar uma escala que mede o quão alinhada a revista está a estes Movimentos. As revistas que indicarem "Acesso aberto imediato" no campo "Tipo de acesso" e cumprirem ao menos 80% dos critérios de abertura definidos pela Equipe Miguilim receberão o selo "Práticas de Ciência Aberta", que reconhece os esforços realizados pela revista para colocar a Ciência ao alcance de todos.
A pontuação indicada no termômetro leva em consideração as respostas dadas a 22 campos do registro da revista. Estes campos dizem respeito à abertura do processo editorial da revista como um todo e relacionam-se às questões de transparência, disseminação e acesso aos conteúdos, direitos autorais, interoperabilidade, ética, dentre outros. Para cada um dos 22 campos a revista pode pontuar entre 0 (zero), 1 (um) ou 2 (dois) pontos, sendo 2 (dois) a pontuação máxima para cada um. Deste modo, ao pontuar 2 (dois) em cada um dos 22 campos a revista atinge a pontuação máxima de 44 pontos, ou 100%. O selo será atribuído àquelas revistas que marcarem 36 pontos ou mais, que corresponde a 80% da pontuação máxima.
O que é o selo “Revista diamante?”
O selo “Revista Diamante” foi criado para identificar as revistas que são de acesso aberto e não cobram qualquer tipo de taxa, seja ela de submissão, processamento ou publicação.
Essas revistas oferecem acesso gratuito e irrestrito a seus conteúdos, promovendo a disseminação do conhecimento científico sem onerar os pesquisadores ou os leitores.
O termo "Revista Diamante" tem sido cada vez mais adotado por especialistas em Ciência Aberta no mundo para se referir às revistas que adotam este modelo de publicação.
Por que existe uma coleção de portais de revistas?
Além da coleção “Revistas científicas” notou-se a necessidade de criar a coleção "Portais de revistas" para os portais que abrigam as revistas científicas. Os portais de revistas são mais do que simples agregadores de revistas de uma instituição, agem, muitas vezes, como uma instância institucional no gerenciamento de revistas científicas. Possuem equipes especializadas nos processos de gestão de revistas e trabalham no sentido de gerar políticas editoriais básicas para as revistas que agregam, treinar os editores científicos no manuseio do software de gestão de revistas e na implementação de ferramentas que aumentem a acessibilidade e a interoperabilidade das revistas. De modo geral buscam promover o acesso, a visibilidade, a segurança, a qualidade e dar suporte aos editores das revistas científicas que hospedam. Com base na proximidade de propósitos adotados pelo Miguilim e visando o desenvolvimento e valorização do trabalho realizado pelos portais de revistas, a criação de uma coleção dessas plataformas se tornou primordial.
A coleção busca relacionar cada revista ao seu portal agregador, traçando uma responsabilização pela revista além de criar um diretório dos portais com o intuito de aumentar a visibilidade dessas plataformas. Como tem propósitos mais básicos, o cadastro de portais de revistas possui apenas 14 (quatorze) campos.
ir para o topo